FLACSO


A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) é um organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental. Foi fundada em 1957 pelos Estados Latino-Americanos, que acolheram uma recomendação da XI Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Atualmente, é composta por 19 Estados-membros, que desenvolvem atividades acadêmicas, pesquisas e modalidades de cooperação em 14 países da América Latina e do Caribe, além da Espanha. Todas essas unidades compõem o Sistema Flacso.

Estados-membros: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname e Uruguai.

A FLACSO NO BRASIL


Com sede na cidade de Brasília e duas unidades, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, a Flacso Brasil desenvolve atividades de pesquisa e de formação nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Saúde, Juventude e Violência.

A Flacso e o Governo da República Federativa do Brasil assinaram convênio em dezembro de 1990 para o funcionamento da sede acadêmica no País. Em maio de 1992, o Congresso Nacional aprovou esse acordo por meio de Decreto Legislativo, que foi promulgado em junho do mesmo ano (Decreto nº 593), firmado pelos presidente da República e chanceler da República Federativa do Brasil.

O acordo entre a entidade e o governo prevê a execução de “atividades de docência de pós-graduação, pesquisa e outras modalidades de cooperação no campo do desenvolvimento econômico e social e da integração da América Latina e do Caribe” (artigo II).

 

Equipe Institucional


Direção
Salete Sirlei Valesan Camba
Coordenação Acadêmica
Florencia Stubrin
Conselho Acadêmico
» André Lázaro
» Gustavo Fischman
» Julio Jacobo Waiselfisz
» Kathia Dudyk
» Laura Tavares
» Mary Garcia Castro
» Miriam Abramovay
» Pablo Gentili
» Renata Montechiare
Secretaria Acadêmica
Marcelle Tenorio
Equipe de pesquisa
Renata Montechiare
Coordenadora
André Lázaro
Especialista em educação
Karen Kristien
Assistente de coordenação e pesquisa
Fernanda Valesan
Estagiária


Pesquisadoras





 

APOIO

Porticus América Latina