A pesquisa foi desenvolvida em etapas que partiram do levantamento bibliográfico sobre educação e grupos populacionais previstos, nas regiões Norte e Nordeste. Nessa etapa, a equipe listou uma série de políticas públicas federais, estaduais e municipais, programas desenvolvidos por organismos internacionais, prêmios, concursos e iniciativas de organizações sociais com foco no escopo da pesquisa nas últimas duas décadas. Por meio desse levantamento, foi possível dar início à identificação de projetos e práticas em curso nas escolas ou recentemente encerradas.
Paralelamente, a equipe produziu a filtragem do Censo da Educação Básica, edição 2018, extraindo as respostas que indicavam onde se localizam, como estão distribuídas e com quais recursos didáticos contam as escolas indígenas, quilombolas, do campo e de fronteira. Os dados passaram por georreferenciamento e foram pontuados no mapa. Foram identificadas cento e quarenta e seis mil e quatro escolas no Norte e Nordeste do Brasil.
A etapa seguinte consistiu na aplicação de um questionário de cinquenta e uma perguntas aos organizadores dos projetos e das iniciativas nas escolas. A chamada "matriz de projetos" buscou conhecer as práticas, compreender quais problemas procuravam solucionar, com quais parceiros, estratégias e mecanismos de fomento. Foram produzidos setenta e quatro matrizes de projetos, que tiveram seus resumos incorporados aos dados das escolas no mapa. Ressaltamos que existem muitos outros projetos em desenvolvimento, com pouca visibilidade e apoio institucional.
A etapa final consistiu na seleção conjunta de dezesseis iniciativas em destaque, apresentadas na forma dos Cadernos de Projetos. Com o objetivo de semear ideias pelas escolas, a publicação foi pensada tomando os/as professores/as como primeiros leitores. Acreditamos que todos os setenta e quatro projetos são profundamente inspiradores e passíveis de colaboração.
As análises sobre os temas que atravessam a pesquisa, os desafios e as soluções encontradas, a metodologia e algumas das práticas pesquisadas estão reunidas no livro, também disponível para download.
Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil se propõe a identificar iniciativas e projetos que garantam direitos educacionais a essas populações.
O trabalho tem por intuito construir um mapa de referências de práticas, iniciativas, políticas, programas e projetos no campo da educação, implementados por governos ou organizações sociais, direcionados à população do campo, de fronteira, indígenas e quilombolas, dedicando especial atenção às metodologias interessadas no desenvolvimento integral da criança.
A pesquisa previu, em todas as suas etapas, o diálogo com organizações representativas das populações pesquisadas, além de contar com oito pesquisadoras originárias dos grupos estudados ou integrantes de suas redes.
Nessa pesquisa, entendemos que o estudo da realidade deva ter a prática social como ponto de partida. Isso significa partir da problemática concreta, de suas necessidades, do conhecimento que já se possui sobre determinado tema e do nível de consciência do grupo. A prática social é composta por elementos objetivos e subjetivos, não é homogênea e, sim, contraditória. A colaboração com os atores beneficiados buscou, desse modo, definir, com base nos contextos múltiplos, o universo e o escopo dos temas e das experiências aprofundados pela pesquisa.
Apresentamos o produto final por meio de um mapa georreferenciado, localizando todos os projetos e iniciativas identificados, classificados em função dos níveis de aprofundamento de informações coletadas, a saber: no nível 1, temos os dados do censo escolar; no nível 2, temos os dados dos projetos em escolas pesquisados. No mapa, as escolas estão identificadas, no nível 1, com ícones; e no nível 2, com um círculo ao redor do mesmo ícone.
Apresentamos também duas publicações resultantes da pesquisa: o livro Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com artigos de toda a equipe participante; e os Cadernos de Projetos, nos quais destacamos 16 dos 74 projetos educacionais pesquisados.
Com esses produtos derivados da pesquisa, esperamos levar ao conhecimento público, especialmente de escolas, comunidade escolar e secretarias de educação, informações sobre como as escolas e suas comunidades têm criado estratégias para aprimorar seu trabalho pedagógico de forma coerente com o território onde estão situadas.
Por fim, esperamos evidenciar o potencial de constituição de uma rede educativa ativa, resistente e criativa, pela articulação dos atores sociais mapeados.
Download
146004
ESCOLAS IDENTIFICADAS NO MAPA, NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE
3742
Escolas em área de assentamento de reforma agrária identificadas no Norte e Nordeste
2788
ESCOLAS EM TERRA INDÍGENA IDENTIFICADAS NO NORTE E NORDESTE
2012
Escolas em área remanescente de quilombos identificadas no Norte e Nordeste
1600
Escolas indígenas utilizam materiais didáticos específicos no Norte e Nordeste
896
ESCOLAS INDÍGENAS ENSINAM SOMENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA NO NORTE E NORDESTE
746
ESCOLAS ADOTAM A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO NORTE E NORDESTE
200
ESCOLAS DA REGIÃO NORDESTE DESENVOLVEM PROJETOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, QUILOMBOLA, DO CAMPO E DE FRONTEIRA
191
ESCOLAS DA REGIÃO NORTE DESENVOLVEM PROJETOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, QUILOMBOLA, DO CAMPO E DE FRONTEIRA
124
ESCOLAS DESENVOLVEM PROJETOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
106
ESCOLAS DESENVOLVEM PROJETOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
74
PROJETOS PESQUISADOS EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, QUILOMBOLA, DO CAMPO E DE FRONTEIRA, REALIZADOS EM 310 ESCOLAS
62
ESCOLAS DESENVOLVEM PROJETOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
43
ESCOLAS INDÍGENAS ENSINAM SOMENTE EM LÍNGUA INDÍGENA NO NORTE E NORDESTE
17
ESCOLAS DESENVOLVEM PROJETOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FRONTEIRA NORTE