Apresentamos o produto final por meio de um mapa georreferenciado, localizando todos os projetos e iniciativas identificados, classificados em função dos níveis de aprofundamento de informações coletadas, a saber: no nível 1, temos os dados do censo escolar; no nível 2, temos os dados dos projetos em escolas pesquisados. No mapa, as escolas estão identificadas, no nível 1, com ícones; e no nível 2, com um círculo ao redor do mesmo ícone.
Apresentamos também duas publicações resultantes da pesquisa: o livro Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com artigos de toda a equipe participante; e os Cadernos de Projetos, nos quais destacamos 16 dos 74 projetos educacionais pesquisados.
Com esses produtos derivados da pesquisa, esperamos levar ao conhecimento público, especialmente de escolas, comunidade escolar e secretarias de educação, informações sobre como as escolas e suas comunidades têm criado estratégias para aprimorar seu trabalho pedagógico de forma coerente com o território onde estão situadas.
Por fim, esperamos evidenciar o potencial de constituição de uma rede educativa ativa, resistente e criativa, pela articulação dos atores sociais mapeados.
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